Fazenda Água Milagrosa

17 de Março de 2009

Fazenda Água Milagrosa é destaque na revista Bureau



A Fazenda Água Milagrosa é matéria na edição do mês de Fevereiro/Março da Revista Bureau. Destque para a capela em formato de pirâmide, inspirada no Museu do Louvre.
 
Museu do Louvre, inspira Capela na Fazenda Água Milagrosa
Por Graciela Vizzotto

As coincidências religiosas são muitas na Fazenda Água Milagrosa – município de Tabapuã, SP. A propriedade ficou conhecida no final do século 19 através da família Ortenblad. Nas terras férteis da fazenda tudo que se planta floresce. Será que é porque existe uma fonte que jorra água pura, denominada milagrosa pelos fiéis que acreditam na cura de doenças?

Em 2005 a família Rodas adquiriu a propriedade e não precisou fazer milagre algum para dar continuidade a produção de frutas, seringueira e a genética da raça tabapuã. Numa viagem a Paris, Fábio Rodas visitou o Museu do Louvre – um contraste de uma construção antiga com uma pirâmide moderna de vidro e achou a inspiração perfeita para fazer uma capela na fazenda; um desejo antigo dos funcionários e perfeito para um local que cultua tradições milagrosas. A linguagem e o estilo foram seguidos a risca pelo arquiteto Luiz Arnaldo Queiroz.

A família conta que a primeira impressão foi que a pirâmide era muito moderna para estar dentro de uma fazenda com estilo colonial. Mas conversando com o arquiteto, chegaram a um consenso de unir o antigo ao moderno.

Hoje a capela da fazenda é a atração principal. E proteção à parte, em apenas 3 anos, a Fazenda chegou no topo do ranking como melhor expositor e 1º melhor criador da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã.

A máquina de arroz antiga deu lugar a capela. Um luxo divino que só quem passeia ou sai da fazenda tem a chance de admirar. A capela fica num local discreto, poucos a vêem. Mas também quando enxergam é impossível não achar beleza na obra. Alguns têm a impressão de estar vendo um diamante, outros o manto de Nossa Senhora.

A capela tem quatro lados iguais. Toda construída com vidro azul e o centro escuro. Conta com 6 metros quadrados de largura e 12 de altura. Dentro comporta 12 pessoas sentadas nos 3 bancos de madeira. O objetivo da construção foi um estímulo espiritual para a família e também para satisfazer a vontade dos funcionários, já que Fábio Rodas se preocupava em proporcionar o lado social de quem lhe servia.

Foi inaugurada em outubro de 2007. Revela a beleza da obra realizada pelas mãos do homem e pela sabedoria divina.

<< Voltar para notícias
Fazenda Água Milagrosa - Todos os direitos reservados. ©2018
Desenvolvido pela Williarts Internet