Fazenda Água Milagrosa

25 de Agosto de 2017

ABCZ lança Projeto para Aplicação da Seleção Genômica com presença do Governador de SP



O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou nesta sexta-feira (25/08) do lançamento oficial do Projeto para Aplicação da Seleção Genômica das raças zebuínas na ExpoGenética 2017, feira que acontece em Uberaba/MG até o próximo domingo. O evento contou ainda com a presença do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, do deputado federal Marcos Montes, do presidente da Câmara de Uberaba, Luiz Dutra, além de centenas de criadores, pesquisadores e técnicos.

Durante o evento, o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, anunciou a parceria com a Embrapa que possibilitará a incorporação do banco genômico da empresa de pesquisa ao PMGZ (Programa de Melhoramento Genético d Zebuínos). “Sabemos que a genômica vai trazer ainda mais velocidade ao processo de seleção genética, além de mais eficiência para um trabalho focado, uma evolução direcionada com grandes resultados. É uma parceria importantíssima que impactará diretamente no futuro da pecuária zebuína.”, destacou o presidente da ABCZ.

A Embrapa também comemorou. “É uma excelente oportunidade para que de fato a genômica seja mais uma ferramenta em prol do avanço da genética zebuína e tropical. Os avanços se darão de forma mais rápida e precisa. Para nós, é uma oportunidade muito grande nos juntar à maior Associação pecuária mundial, juntando esforços”, disse Pedro Braga Arcuri, Chefe-adjunto de pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Leite.

No evento, o governador Geraldo Alckmin destacou a relevância da pecuária de corte para a sustentação da economia brasileira e de feiras como a ExpoGenética que levam até o produtor o que há de mais moderno em melhoramento genético. “A genômica colocará a pecuária em um novo patamar, garantindo mais ganho de eficiência e produtividade aos rebanhos brasileiros. Uberaba é um grande centro da inovação para a pecuária, que é um setor extremamente sofisticado e que vive um ótimo momento. Quem está segurando a peteca da economia brasileira em termos de emprego e desenvolvimento é o agronegócio.”, disse o governador, que também visitou a sede da ABCZ e os pavilhões onde estão os animais participantes da feira.

Para o secretário de Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, a ABCZ está dando um passo a mais ao abrir o cenário da pecuária para a genômica bovina e ressaltou que o governo do Estado fará parcerias com a ABCZ para promover novas tecnologias para o setor. 

Fonte: ABCZ
 
 
 

<< Voltar para notícias
Fazenda Água Milagrosa - Todos os direitos reservados. ©2017
Desenvolvido pela Williarts Internet