Fazenda Água Milagrosa

14 de Fevereiro de 2017

Ministro confirma apoio à ABCZ para mapeamento genômico



 
Em Uberaba(MG), Blairo Maggi se reuniu com representantes da entidade e garantiu que será parceiro da entidade no projeto que irá aumentar a eficiência e a produtividade de rebanhos brasileiros


O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel Machado Borges, se reuniu hoje (13/02) a tarde em Uberaba (MG) com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. No encontro, o representante do governo federal garantiu que apoiará a entidade no início do mapeamento genômico de zebuínos.

“Aproveitamos o encontro com o Ministro e cobramos a participação do governo nesse grande projeto para a pecuária nacional que é a entrada do nosso setor na Era Genômica. Reafirmamos os benefícios para toda a cadeia, desde uma maior velocidade de melhoramento genético, como uma seleção ainda mais direcionada que reflete em um produto de melhor qualidade e mais valorizado pelo mercado”, afirmou o presidente da ABCZ.

Durante a reunião, o pecuarista Luciano Borges, membro do Conselho do PMGZ Corte, também defendeu o projeto, exemplificando a importância prática da genômica. “Hoje, para descobrirmos se um touro vai ser bom para a produção de leite, levamos seis anos. É preciso que ele atinja idade reprodutiva para coletarmos sêmen, que a filha dele nasça, emprenhe e só depois que ela parir saberemos se o pai é positivo para a característica”, detalhou, informando que com o mapeamento genômico esse processo é acelerado.

Blairo Maggi mostrou entender a necessidade do avanço da pecuária e garantiu que irá se empenhar no projeto. “Eu já me comprometi e vou ajudar. É preciso que o setor também se comprometa. Quero estimular que os pecuaristas se unam e contribuam para pensarmos num plano nacional e que todos andem no mesmo caminho”, disse o Ministro, reforçando que o projeto genômico é amplo e precisa de empenho de toda a classe em busca de uma maior produtividade dos rebanhos bovinos do país.

O projeto “Genômica Aplicada à Seleção das Raças Zebuínas” foi entregue em dezembro pela diretoria da ABCZ ao Ministro e propõe o subsídio público (estimado em R$ 2,5 milhões) para a formação de uma plataforma base de mapeamento genômico dos touros mais utilizados no País para que, em um segundo momento, os criadores sejam estimulados e envolvidos no financiamento particular da genotipagem dos seus animais. O MAPA ainda não divulgou o montante que irá destinar à ação e o cronograma de liberação de recursos.

Também participaram da reunião com o Ministro: as diretoras da ABCZ Cláudia Junqueira e Ana Cláudia Mendes, o prefeito de Uberaba (MG) Paulo Piau e o deputado federal Marcos Montes. Durante a oportunidade, Blairo Maggi recebeu o convite oficial para participação na ExpoZebu 2017.

Fonte: ABCZ

 

 

<< Voltar para notícias
Fazenda Água Milagrosa - Todos os direitos reservados. ©2018
Desenvolvido pela Williarts Internet