Fazenda Água Milagrosa

17 de Janeiro de 2017

Envelhecer com saúde comendo carne de Zebu



Todos nós queremos viver muito, porém não queremos ficar velhos. A sensação de "ficar velho" nada mais é do que o declínio cognitivo, que vai se tornando cada vez mais importante e mais susceptível de ocorrer; e trata-se das marcas do envelhecimento, com diminuição da capacidade de exercer as atividades do dia, além de fraqueza física e do declínio mental. Agora, quero apresentar a vocês uma das formas que está bem ao seu alcance de reduzir essa velocidade de envelhecimento. Trata-se de consumo de uma quantidade adequada de carne vermelha.

 

Nós não podemos viver sem proteínas, que são o principal componente dos nossos ossos, músculos e de muitos hormônios. Com o processo de envelhecimento, vamos perdendo a capacidade de absorção de proteínas e, portanto, suas necessidades aumentam.

 

Segundo estudo recente, homens que consumiram altas quantidades de carne vermelha tiveram 39% menos risco de declínio físico e mental comparados com indivíduos que comiam menos proteína animal. Concluiu-se que o consumo de proteína animal de alta qualidade colaborou na preservação da massa magra, essencial para manter as funções diárias preservadas, sugerindo que esse consumo aumentado é protetor para a saúde conforme se envelhece.

 

Outro estudo com pessoas de 70 a 90 anos, mostra que os que ingeriram mais carne vermelha de qualidade reduziram seus riscos de declínio mental em 20% comparado com o grupo controle. O interessante é que, nestes casos, normalmente onde se consome muita proteína acaba se consumindo pouco carboidrato, o que também é oportuno em termos de retardar o envelhecimento. Por outro lado, o excesso de proteína acaba ativando uma enzima chamada mTOR, que é reguladora do processo de envelhecimento, e sua supressão pode estar ligada com a longevidade.

 

Então, qual seria a quantidade de proteína? Em média, um indivíduo de 70 a 80 kg deve consumir cerca de 120 gr/dia, da proteína pronta, o que é bem diferente do peso da proteína antes de prepará-la. Outro conselho: segundo pesquisa publicada na Neurology, o consumo crônico de muito açúcar tem um efeito negativo muito pronunciado na função cognitiva ou mental. Portanto, mantenha suas taxas de açúcar dentro do normal, evitando assim outro fator acelerador do envelhecimento.

 

Com certeza, o seu corpo precisa de algum carboidrato, mas prefi ra neste caso os vegetais frescos, orgânicos, dentro do possível, e certa quantidade de frutas, se você quer manter sua glicemia e insulina sob controle. Supersaúde!!

 

Referências bibliográficas:

 

- Journal of the American Geriatrics Society February 27, 2014

- 3 Neurology November 12, 2013 vol. 81 no. 20 1746-1752

- Livro Sinal Verde para a Carne Vermelha. Editora Gaia. 2011

Fonte: ABCZ


<< Voltar para notícias
Fazenda Água Milagrosa - Todos os direitos reservados. ©2018
Desenvolvido pela Williarts Internet