Fazenda Água Milagrosa

18 de Agosto de 2016

ExpoGenética - Água Milagrosa no PNAT



Tabulador de Tabapuã participa do PNAT na próxima semana

 

 

Nos dias 24 e 25 de agosto, durante a ExpoGenética, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), a Fazenda Água Milagrosa participa da 7ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens - PNAT, com Tabulador de Tabapuã.

 

O garrote de um ano e sete meses, com 726 Kg, avaliação TOP 0,5% no PMGZ, é filho de Olhador de Tabapuã - GTRR 200 e  Aba de Taba - TABA R2598. Este ano, 2016, ele conquistou nas exposições de Camapuã (MS) e Maringá (PR) o Título de Campeão Junior Menor e em Uberaba (MG), durante a ExpoZebu, o de Reservado  Campeão Junior Menor.

 

O PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses, com exame andrológico positivo para avaliação de suas progênies através do PMGZ. O programa tem como diferencial um processo de seleção democrático, que conta com a participação de criadores, técnicos e centrais de inseminação e a distribuição gratuita de sêmen a propriedades cadastradas na ABCZ. Com uma grande quantidade de touros selecionados, o PNAT vem contribuindo para a manutenção da variabilidade genética das populações zebuínas sob seleção.

 

Desde que teve início em 2010, já pré-classificou 60.560 touros em todo o Brasil, dos quais 400 touros participaram efetivamente na ExpoGenética das seis edições anteriores. Destes 74 touros foram classificados, coletados e com doses distribuídas para rebanhos colaboradores.  Ao todo, o PNAT distribuiu 47, 4 mil doses de sêmen gratuitamente para 319 rebanhos colaboradores em 19 estados. Um total de 82.322 doses foram inseminadas e comunicadas na ABCZ, com 21.173 produtos nascidos e comunicados à associação e 13.588 produtos com pesagens válidas no CDP/PMGZ.

 

O resultado será divulgado no dia 26 de agosto, a partir das 8h.

 

 

 

 
 

<< Voltar para notícias
Fazenda Água Milagrosa - Todos os direitos reservados. ©2018
Desenvolvido pela Williarts Internet