2 | agosto | 2016

Arnaldo Manuel eleito presidente da ABCZ

Nesta segunda-feira, dia 01, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, MG, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, chapa De A a Z. ABCZ para Todos, foi eleito o novo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), triênio 2016/2019. Arnaldo recebeu 1.885 votos (50,9%), dos 3.702 votos válidos, superando Fred Mendes, chapa ABCZ Unida, com 1.734 votos (46,8%).

Atuando há 38 anos junto à ABCZ, Arnaldo Manuel, vice-presidente da ABCZ na gestão de Luiz Claudio Paranhos (2013/2016), é médico veterinário formado pela UFMG, exerceu as atribuições de diretor nos mandatos de Manoel Carlos Barbosa, Heber Crema Marzola e José Olavo Borges Mendes, de Diretor do Departamento Técnico (Superintendência Técnica) na gestão Newton Camargo Araújo (1982/1986), período em que nasceu o PMGZ em parceria com a Embrapa, e de membro efetivo do Colégio de Jurados da ABCZ desde 1983, tendo realizado 387 julgamentos das Raças Zebuínas no Brasil, Argentina (Palermo), Bolívia, Costa Rica, Guatemala, México e Paraguai.

Sua trajetória profissional foi reconhecida com o Mérito Pecuário ABCZ concedido em maio de 2000 (Expozebu) na gestão de Rômulo Kardec de Camargos, e com o Mérito Cebu de Oro Asocebu-Bolívia conferido em setembro de 2001 (Expocruz) na gestão de Eduardo Ciro Añez pelo trabalho de melhoramento das raças zebuínas realizados na Bolívia desde 1987.
Arnaldo Manuel também conduz a seleção de Nelore na Fazenda Ipê Ouro, recentemente foi reconhecido na Índia como o maior divulgador do Zebu no mundo.

Marcelo Ártico, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã – ABCT, é um dos diretores na nova gestão. A posse da nova diretoria será realizada na noite de 31 de agosto, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, no Parque Fernando Costa.

Membros da Chapa A a Z – ABCZ.

Presidente: Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges
1° Vice presidente – Carlos Viacava
2° Vice presidente – Marco Antônio Andrade Barbosa
3° Vice presidente – Ronaldo Andrade Bichuette
Diretores:
– Ana Cláudia Mendes Souza
– Arnaldo Prata Filho
– Cícero Antônio de Souza
– Claudia Irene Tosta Junqueira
– Eduardo Falcão de Carvalho
– Fabiano França Mendonça Silva
– Gabriel Garcia Cid
– Gil Pereira
– Luiz Antônio Felippe
– Marcelo Antônio Neto Breijão Ártico
– Marcos Antônio Astolphi Gracia
– Rivaldo Machado Borges Júnior
– Valdecir Marin Júnior

Conselho fiscal

– Membros efetivos
Andre Gonçalves Ferreira
Arnaldo de Campos
Eduardo Nogueira Borges
Eduardo Rodrigues da Cunha
Geraldo Ferreira Porto

– Membros suplentes
Luiz Carlos Borges Ribeiro
Oscar José Caetano de Castro
Paulo Roberto Andrade Cunha
Rodrigo Abdanur Carvalho
Romeu Borges de Araújo Júnior